11/03/2014 -

Implantado no ano passado no Brasil, o Esporte na Escola é um projeto do governo federal que visa o desenvolvimento das práticas esportivas nas instituições de ensino. Neste ano, 23 escolas municipais de Belém vão aderir ao projeto.

O Esporte na Escola, além do desenvolvimento de múltiplas vivências esportivas, terá como base o desenvolvimento do atletismo. Para isso, as escolas receberão recursos destinados à aquisição de um kit de material esportivo específico para essa modalidade. O kit contém barra transversal (sarrafo) para salto em altura em fibra de vidro, barreirinhas para treinamento com altura ajustável, bastões em madeira, blocos de partida, bola de borracha em cores e tamanhos variados, caixa plástica para transporte de material, colchonetes, corda elástica, dardos para iniciação, discos em pvc, martelos em pvc, pelotas em couro, pesos em pvc, poste para salto em altura e trenas.

As 23 escolas municipais que vão aderir ao projeto terão dois monitores por turma para orientar os alunos. Serão 30 alunos em cada turma, que vão poder participar das atividades do Esporte na Escola. No momento, o projeto está em fase de capacitação dos monitores pelo Governo Federal e deve ser implantado até o fim de abril.

“ A expectativa é que aconteça o fomento das atividades esportivas e que isso venha a motivar a criança a ficar mais tempo na escola e se entusiasmar pelas práticas esportivas” disse a coordenadora do DEF – Departamento de Educação Física da Semec, Elisabeth Pessoa. O DEF faz o elo entre a coordenação do Projeto e os gestores das escolas.

“ Cada uma das 23 escolas municipais que vão fazer parte do projeto, vai receber cerca de 8 mil reais para a aquisição de material para a prática do atletismo” explicou Íris Amaral, coordenadoar do Mais Educação. O Projeto Esporte na Escola é uma atividade do Mais Educação que o Ministério do Esporte assumiu como sua atividade.

Farão parte do projeto as Escolas Municipais Augusto Meira Filho,Palmira Gabriel,Bemvinda de França Messias,Maria Heloisa de Castro,Donatila Santana Lopes,Teresinha Souza,Amália Paumgartten,Angelus Nascimento,Anna Barreau,Francisco da Silva Nunes,Ines Maroja,.Josino Viana,Lauro Chaves,Maria Luiza Pinto do Amaral,Maria Stelina Valmont, Miguel Pernambuco Filho,Nestor Nonato Lima,Olga Benário, Palmira Lins de Carvalho, Paulo Freire, Silvio Nascimento, Walter Leite Caminha,República de Portugal.

Texto: Syanne Neno
Edição: Lene Tavares