Notícias Institucionais

Ação educativa da Amub orienta operadores de transporte coletivo

  • A equipe da Amub deu apoio à organização do tráfego na Presidente Vargas.
  • ação educativa amub - av pres vargas - comus (5)
    ação educativa amub - av pres vargas - comus (5)
  • Os pedestres aprovaram a medida da Amub para ordenar o trânsito no centro da cidade,
  • Motoristas de ônibus também foram alvo da ação educativa.
  • AMUB realiza ação educativa
    AMUB realiza ação educativa
  • AMUB realiza ação educativa
    AMUB realiza ação educativa
  • Guarda dará apoio nos principais corredores de tráfego de Belém
    Guarda dará apoio nos principais corredores de tráfego de Belém
A equipe da Amub deu apoio à organização do tráfego na Presidente Vargas.

A equipe da Amub deu apoio à organização do tráfego na Presidente Vargas.

A ação educativa focada no transporte coletivo promovida pela Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) levou tranquilidade ao trânsito na Avenida Presidente Vargas na manhã desta quinta-feira (7). Motoristas de ônibus receberam orientação de conduta dadas por fiscais do setor de transporte ao longo de toda a avenida, desde a Marechal Hermes até a rua Carlos Gomes. O resultado: trânsito organizado e pedestres trafegando pela calçada.

As orientações aos motoristas abordoram aspectos que vão desde o respeito às quatro paradas seletivas, determinadas pela Amub, até facilitar o acesso do usuário ao veículo e aproximar o ônibus das calçadas, sem gerar a fila dupla. A equipe de fiscalização, posicionada ao longo da principal avenida do centro comercial de Belém, também deu apoio à organização do tráfego, ao alinhar os veículos de transporte coletivo nas primeira e segunda faixas de trânsito, às quais são destinados.

Pedestres também foram alvo da ação educativa. Usuários antes acostumados a transitar e aguardar os coletivos no leito da rua, foram orientados a utilizar a calçada e as paradas de ônibus, sem invadir o corredor de transporte. Além de promover a segurança dos passageiros, a ação também permitiu maior fluidez do trânsito.

Motoristas de ônibus também foram alvo da ação educativa.

Motoristas de ônibus também foram alvo da ação educativa.

“A situação vista aqui é também uma questão cultural. O passageiro está habituado a ir até o meio da avenida para fazer o sinal e entrar no coletivo. Por outro lado, o operador não respeita as paradas de ônibus. Então nosso primeiro foco é educar para depois partirmos para a etapa punitiva”, esclarece os coordenador de fiscalização e vistoria da Amub, Constantino Conde. “Como aproximadamente 80% das linhas de ônibus que circulam em Belém atravessam a Presidente Vargas, o operador de coletivo precisa ter consciência e respeitar a sua parada”, disse.

Surpreso com a tranquilidade em uma das principais avenidas da cidade, o aposentado Josafá Batista esperou confiante o ônibus com destino à Praça Brasil. “Aqui você percebe o quanto um pouco de organização é capaz de melhorar o trânsito e proporcionar um transporte seguro para todo mundo, inclusive para os idosos”, destacou. A também aposentada Terezinha Costa apontou a posição dos ambulantes na calçada como um dos principais obstáculos na via. “Os ambulantes empurram o passageiro para fora da calçada, obrigando a gente a recorrer ao meio fio e a rua”, criticou.

Os pedestres aprovaram a medida da Amub para ordenar o trânsito no centro da cidade,

Os pedestres aprovaram a medida da Amub para ordenar o trânsito no centro da cidade,

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) esteve no local dando apoio aos fiscais da Autarquia, orientando os ambulantes a retirar o material que obstruía as paradas de ônibus. “Nossa intenção é oferecer um serviço seguro à população, trazendo o usuário para a calçada e retirando o público do meio da rua. E esse objetivo ainda vai se estender para outras vias, como no Ver-o-Peso e em São Brás”, frisou o coordenador da Amub, que vai manter a ação continuada na avenida Presidente Vargas até o dia 15 de março.

A dona de casa Erinete Queiroz parabenizou a ação do órgão. “Hoje eu me senti mais segura para pegar o ônibus com meu filho. A gente percebe que basta o motorista respeitar o passageiro que até o trânsito melhora. É impossível ver a Presidente Vargas assim, tão tranquila, em plena quinta-feira. Sentimos que os nossos direitos estão sendo assegurados”, elogiou.

Texto: Elianna Homobono (Ascom Amub)
Fotos: Oswaldo Forte
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Sobre o autor

One comment on “Ação educativa da Amub orienta operadores de transporte coletivo

Add Comment Register



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 × = dois