Mais de três mil alunos da Semec participam do simulado para a Prova Brasil

O primeiro simulado preparatório para os 3,3 mil estudantes da rede municipal de ensino que vão fazer a Prova Brasil do Ministério da Educação em outubro deste ano foi marcado pela tranquilidade nesta quarta-feira,10. A prova Brasil aplicada pelo MEC, serve para medir Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)no país.

A prova aplicada pela Secretaria Municipal de Educação teve 20 questões objetivas de português e 20 de matemática, e foi realizada em 33 escolas da rede municipal que possuem o 7º e 9º anos. O cartão resposta segue a mesma linha do cartão da Prova Brasil, justamente para que o aluno vá se familiarizando com o processo da prova nacional.Na quinta-feira, 11, todos os alunos que participaram do simulado, vão fazer uma redação.

“Após o simulado será feita uma nova formação para que, da análise dos resultados, saiam novos estudos e encaminhamentos, com objetivo de proporcionar a melhoria da aprendizagem dos alunos e elevar o Ideb das escolas”, disse a diretora de Educação da Semec,Lorena Trescastro.

Na escola municipal Benvinda de França Messias em São Brás, o teste ocorreu com muita tranquilidade em dois horários, às 11h e 15h. “Os nossos alunos chegaram uma hora antes do teste, e os professores já vinham desde o mês passado trabalhando as matérias que iam cair na prova”, informou a coordenadora pedagógica da escola Marileia Barroso. Já a professora de Língua Portuguesa do Benvinda, Maria do Carmo, acredita que o teste faz os alunos terem mais seriedade e responsabilidade com as provas, e ajuda o professor acompanhar se os alunos estão assimilando o conteúdo que é dado em sala de aula.

O simulado de hoje faz parte de uma série de quatro que serão aplicados durante o ano. Os próximos estão marcados para 05 e 06 de junho, 12 e 13 de setembro e 03 e 04 de outubro.

Belém possui a nota 4.4 no Ideb, mas pretende superá-la na Prova Brasil deste ano com a média de 4.7, que é o índice estipulado pelo MEC para 2017.

Texto: Luís Miranda-Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec