14/02/2013 -

Belém conheceu nesta quinta-feira,14, as grandes vencedoras do carnaval 2013. O Rancho Não Posso Me Amofiná e a Associação Carnavalesca Bole Bole fizeram bonito na Aldeia Amazônica Davi Miguel e foram consagradas com as primeiras colocações entre as escolas de samba do grupo principal.

A competição entre os blocos também foi acirrada e fizeram da Império Jurunense e da Mexe Mexe as campeãs deste ano na categoria. A festa de premiação será no próximo sábado, 16, às 19h, no mesmo local dos desfiles, com entrada franca e show das baterias e dos blocos. A organização do evento é da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

Além do título de campeã e do troféu, este foi o primeiro ano em que a Prefeitura Municipal de Belém incluiu na premiação uma quantia em dinheiro. Com isso, o Rancho conquista seu 30º título e ainda vai receber o valor de R$ 21 mil. O Império Jurunense, por sua vez, com sua 5ª conquista, receberá o prêmio de R$ 3.600.

O presidente do Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, José Roberto Teixeira, comemora o bicampeonato em 79 anos de fundação. “Toda a equipe trabalhou intensamente para produzir o espetáculo que todos viram. Fizemos esse projeto incrível para que todos nós pudéssemos chegar ao título. A vitória é do Jurunas e para os jurunenses”, falou com emoção sobre a vitória, o presidente do Rancho.

Com o resultado houve mudança na composição dos grupos de cada categoria. Dentre as escolas de samba, a Matinha subiu para o primeiro grupo, e a Alegria Alegria, saiu do terceiro para o segundo grupo. Com isso, a escola Rosa da Terra Firme, caiu do primeiro para o segundo grupo, e a Embaixadores Azulinos acabou ficando no terceiro grupo. Nos blocos também houve alteração. O Estrela Reluzente agora integra o primeiro grupo e o Unidos da Pedreira, foi rebaixado para o segundo.

Para o Diretor de Ações Culturais da Fumbel, Marcos Marques, o carnaval 2013 de Belém ganhou nota 10. “O evento correspondeu às expectativas e este ano a Prefeitura vai realizar vários encontros com os carnavalescos para fazer uma avaliação do evento, além de já começar a planejar o carnaval de 2014”, declarou o diretor.

Depois do sucesso do carnaval a Fumbel também vai se dedicar para valorizar ainda mais a cultura local. Para isso, será realizado um congresso com diversos segmentos ligados à arte e à cultura da capital, para buscar novas parcerias.

Veja abaixo a lista das campeãs do carnaval de Belém 2013:

Escolas de Samba

Grupo 1

1º Lugar – Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná
2º Lugar – Associação Carnavalesca Bole Bole

Grupo 2

1º Lugar – Escola de Samba da Matinha
2º Lugar – Agremiação Carnavalesca Beneficente e Cultural Coração Jurunense

Grupo 3

1º Lugar – Associação Carnavalesca Alegria Alegria
2º Lugar – Grêmio Recreativo Carnavalesca Unidos da Osvaldo

Blocos Carnavalescos