21/03/2014 -

A rede de atenção básica de Belém recebeu, nesta sexta-feira,21,o reforço de 11 novas ambulâncias do tipo saveiro. Os veículos foram entregues pelo prefeito Zenaldo Coutinho, para os representantes de sete Unidades Municipais de Saúde, dos Hospitais de Prontos Socorros Municipais Mario Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei (Guamá) e para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci.

Equipados com giroflex, ar condicionado, maca, balão de oxigênio e espaço para um acompanhante, os veículos vão ser utilizados na transferência de pacientes que necessitem de cuidados especializados em outras instituições de saúde. “Com estas ambulâncias, as UMSs ganham em agilidade na remoção de pacientes não graves, gerando autonomia paras as Unidades e reduzindo o fluxo de chamadas para que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realize este tipo de atendimento”, frisou o diretor do Departamento de Ações em Saúde (Deas), Horácio Bastos.

Durante a entrega, o prefeito Zenaldo Coutinho ressaltou os investimentos realizados na área da saúde. Em 2013, além dos 15% da arrecadação municipal investidos no segmento, Belém empregou mais R$ 60 milhões em recursos. “Estamos trabalhando com muita energia na saúde pública, que é uma prioridade, e o resultado começa a se apresentar. Estas ambulâncias farão o transporte dos pacientes entre hospitais, garantindo que, antes da remoção, o usuário tenha o atendimento básico garantido”, afirmou Zenaldo.

Os veículos serão utilizados nas UMSs Águas Lindas, Outeiro, Icoaraci, Tapanã, Jurunas, Telégrafo e Marambaia. O HPSM Mario Pinotti também recebeu duas ambulâncias, o HPSM Humberto Maradei recebeu uma e a UPA de Icoaraci recebeu outra.

Para o gerente da Unidade de atendimento de urgência e emergência 24h do Telégrafo, Nelson Cardoso, a ambulância na Unidade vai trazer celeridade nas transferências de baixa complexidade e mais conforto ao usuário. “Com este veículo, passamos a oferecer mais dignidade e rapidez no atendimento à população, diminuímos o fluxo de transferência de urgência e emergência e podemos, também, dar apoio a outras Unidades de Saúde”, comemorou.

Com estas ambulâncias a Prefeitura de Belém totaliza neste ano a entrega de 14 veículos para estabelecimentos de saúde municipais. Os outros três foram recebidos pelas UMSs Carananduba, Benguí I e Hospital Geral de Mosqueiro, em fevereiro.

Além destes, sete veículos oficiais que foram totalmente reformados irão reforçar as ações de combate a endemias, do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs). Os dois carros tipo kombi e cinco caminhonetes serão utilizados pelas equipes que realizam o trabalho de controle da dengue em campo e para a câmara fria, onde ficam armazenadas as vacinas.

Texto: Gisele Nogami – Ascom Sesma
Fotos: ComusPMB