07/02/2014 -

Técnicos da Prefeitura de Belém, acompanhados de moradores das comunidades Nova Canaã e Paraíso Verde acompanharam o início das obras de drenagem e também as ações de dragagem, retirada de entulho e desobstrução de bueiros intensificadas em todo o bairro do Curió Utinga nesta sexta-feira, 07.

Os serviços de limpeza nos canais já vinham sendo executados desde o ano passado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que no mês de dezembro dobrou as equipes de trabalho com a finalidade de minimizar os alagamentos na área.

Agora, para diminuir ainda mais os transtornos à população e melhorar o escoamento da água no local, a Sesan está implantando um novo trecho de drenagem na margem da Avenida João Paulo II, entre as Passagens Elvira e Gaspar Dutra. “Esta tubulação vai melhorar o escoamento nesta área mais baixa, onde constantemente a pista fica alagada após a chuva”, esclarece o diretor de obras especiais da Sesan, Germano Souza.

Uma retroescavadeira e duas caçambas são utilizadas para dragagem dos Canais do Mártir e Murucutu, usadas para drenagem do bairro até o rio Guamá. De acordo com o engenheiro da Sesan, Marcos Carvalho, esses canais sofreram um grande processo de assoreamento nos últimos 15 anos, o que impede o escoamento em toda a área.

“Este conjunto de canais é responsável pela recepção da drenagem de grandes avenidas como João Paulo II, Dr. Freitas, Almirante Barroso e Júlio César. Neste período de chuvas, o grande volume de água se concentra nesses locais de difícil escoamento, ocasionando pontos de inundação”, explica.

Equipes de limpeza manual também estão atuando com a finalidade de retirar o mato e o lixo que também dificultam o fluxo da água. No entanto, este serviço só é realizado onde é possível ter acesso, já que muitas casas foram construídas sobre o canal, impossibilitando a execução dos serviços.

Ao longo de todo o canal do Mártir também serão construídas pontes em madeira para veículos. Os novos pontos de travessia nas Passagens São Francisco, Marçal, Nova União e Maria Deusa devem facilitar o acesso dos moradores, bem como garantir que os caminhões da prefeitura, que realizam a coleta de lixo e entulho, incluam essas vias nos roteiros de coleta.

De acordo com o representante da Associação dos Moradores do Curió Utinga, Elias Souza, as ações da prefeitura em execução no bairro fazem parte de um conjunto de reivindicações dos próprios moradores. “Decidimos em parceria com a prefeitura todas estas benfeitorias que estão sendo realizadas emergencialmente, e estamos acompanhando de perto os trabalhos. Podemos dizer que o resultado já começa a aparecer”, comemora.

Neste sábado, 08, e domingo, 09, uma escavadeira hidráulica será usada na dragagem do Canal do Murucutum, no trecho próximo à Estrada da Ceasa. O serviço será realizado durante o final de semana, quando o trânsito de veículos no local é menor. Os trabalhos no bairro continuarão de forma intensificada pelos próximos 30 dias.

Texto: Lauro Lima
Fotos: João Gomes