23/12/2013 -

Papai Noel chegou mais cedo para os alunos da rede municipal de ensino na região das ilhas. Os olhos de Lucas Barata brilhavam quando ele recebeu uma bicicleta de presente na manhã desta segunda-feira,23. No início do ano, Lucas, de 12 anos, teve sua bicicleta roubada e durante todo esse tempo, ficava com preguiça de percorrer as seis quadras que separam sua casa da Escola Municipal Madalena Raad, onde cursa o sexto ano. “ Agora sim, o Lucas vai deixar o vídeogame de lado para se dedicar mais ao colégio. Como a nossa casa é um pouco longe da escola, ele às vezes pedia para não ir”, revelou o pedreiro Paulo Sousa, pai de Lucas.

Lucas foi uma das 480 crianças que receberam uma bicicleta e um capacete de presente no ginásio do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci. A iniciativa da Prefeitura foi para favorecer a locomoção dos alunos até as escolas da região das Ilhas, que compreende Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Como o principal meio de transporte dos moradores dessa região é a bicicleta, a Prefeitura resolveu facilitar o transporte das crianças até a escola e assim, estimular a frequência nas aulas.

Foram presenteados os alunos do sexto ano das escolas Avertano Rocha, Madalena Raad e Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso.

Até o início das aulas, que acontece no dia 28 de janeiro de 2014, a Prefeitura vai continuar a ação. Ao todo, serão cinco mil e quinhentas bicicletas a alunos do CIII (6º e 7º anos) e CIV (8º e 9º anos) da rede municipal de ensino, que moram nas ilhas. Isso demonstra que a PMB vem honrando o seu compromisso com a educação de qualidade em Belém.

A cerimônia de entrega das primeiras bicicletas foi acompanhada por um grande público e teve momentos de emoção com a exibição do coral natalino dos alunos da Escola Liceu. Antes, a fanfarra dos estudantes da Escola Avertano Rocha, deu o toque lúdico do evento.

As escolas beneficiadas foram representadas pelos três melhores alunos de cada uma delas. Amanda Nascimento, Ayan Reis e Manuelly Quaresma representaram o Liceu Raimundo Cardoso;Débora Brito,Ronaldo Rieffe e Kauã Martins representaram a Escola Avertano Rocha e Adriane da Silva, Adriele Souza e Diego da Costa estiveram à frente da Escola Municipal Madalena Raad.

A Secretária Municipal de Ensino, Rose Salame, agradeceu o empenho da Prefeitura em proporcionar mais um estímulo para a garotada não faltar às aulas. “ Quero parabenizar o prefeito Zenaldo Coutinho, que teve a ousadia de apostar nessa idéia.Esse é um momento muito importante. Estamos possibilitando a locomoção dos alunos de uma forma segura e tendo o consentimento e o incentivo de todos os pais. Esperamos com isso que a frequência nas aulas realmente aumente”, declarou.

O prefeito Zenaldo Coutinho destacou a importância do uso dos capacetes e fez questão que cada um dos alunos testasse o tamanho adequado do equipamento de segurança. “ Espero que a partir desse momento, tenhamos a garantia de uma locomoção segura e assim, nossos alunos frequentem as aulas com tranquilidade. Quero parabenizar os diretores, professores e alunos pelo ano repleto de conquistas. Investimos em obras, equipamentos e melhorias e tenho certeza que 2014 será um ano ainda melhor, com o esforço conjunto.Parabéns e um Feliz Natal a todos!”

Nos aplausos ao Prefeito, um dos mais empolgados era Adriel Moreira. Estudante do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, o menino de 7 anos é autista e está sendo atendido pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie). Além dele, a garotinha Angelina Braga, deficiente visual, também se aproximou do Prefeito para o abraçar.

Texto: Syanne Neno – Ascom Semec
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares – NID Comus