21/03/2014 -

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) apreendeu 23 veículos irregulares na manhã desta sexta-feira, 21, em blitz na Av. Almirante Barroso com Av. Cipriano Santos, em São Brás, e na Av. Almirante Barroso com Av. Dr. Freitas, no Marco. A operação começou às 6h e foi até as 12h, com a participação da Guarda Municipal de Belém (GMB).

Em seis horas de operação, os agentes de trânsito e fiscais de transporte do órgão apreenderam 15 vans, uma moto, um ônibus e seis veículos particulares. Estacionamento em local proibido, como no caso das vans que param na Av. Cipriano Santos para embarque e desembarque de passageiros, documentação do veículo e más condições de trafegabilidade foram as principais irregularidades flagradas durante a operação.

Sobre as vans o inspetor Murilo Souza, coordenador de Operações da SeMOB, destacou as péssimas condições de alguns veículos.. “Procuramos garantir a segurança dos passageiros que utilizam esse tipo de transporte, pois muitos veículos foram encontrados sem a mínima condição de circular na rua”, disse. Além das condições de trafegabilidade, muitos veículos foram abordados pela fiscalização do órgão a partir das novas atribuições conferidos pelo convênio celebrado entre a SeMOB e Detran no ano passado. Os agentes puderam analisar se a documentação dos condutores estava ou não regular.

Todos os veículos apreendidos na operação de hoje foram encaminhados ao parque de retenção do órgão, no bairro do Tapanã, de onde só poderão ser liberados após os proprietários sanarem as irregularidades e pagarem o serviço de guincho, diárias, licenciamento atrasado e as taxas (se houver) referentes às multas de trânsito.

Texto: Paulo Hélio Souza