25/03/2014 -

Feirantes podem se inscrever até sexta, 29, na própria feira e concorrer a prêmios de R$ 200 a R$ 300

Mesmo na movimentação frenética de mais uma manhã de compra e venda no Ver-o-Peso ninguém ficou indiferente ao som do saxofone do músico Manassés Moura. Os acordes de “Carinhoso”, clássico de Pixinguinha, tomaram conta da feira às margens da Baía do Guajará. Pernambucano, ele veio para o Círio do ano passado e agora voltou para vender seus CDs no ponto turístico mais famoso de Belém. “Adorei essa cidade, um povo acolhedor, pessoal muito bom. O Ver-o-Peso eu achei linda, essa paisagem. Gostei tanto que estou de volta”, afirmou o saxofonista que, não consegue esconder o encanto com o lugar.

Até quem trabalha na feira ou no mercado de peixe há várias décadas garante que todo dia descobre coisas novas. Mauro Antonio Costa é peixeiro, tem 41 anos, chegou ao Ver-o-Peso aos sete e foi o primeiro a garantir inscrição para a quinta edição dos Jogos, que será realizada no sábado em comemoração aos 387 anos do complexo. “Todo ano eu participo, todo ano eu tô lá pra ganhar. É uma gincana legal, uma brincadeira boa”, diz, se referindo à iniciativa de reunir os trabalhadores do lugar em uma competição diferente.

Este ano os Jogos do Ver-o-Peso, realizados pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, terão a participação de seis equipes batizadas com nomes de frutas típicas da região: açaí, bacuri, castanha do Pará, cupuaçu, manga e pupunha. Cada equipe terá dois competidores que vão disputar as provas de escamar peixe; apanhar, debulhar e transportar o açaí da ilha do Combu até a feira; despolpar cupuaçu, descascar mandioca e castanha e, por fim, beber um litro de açaí. A premiação varia de R$200,00 a R$ 500,00 para os três primeiros colocados em cada prova.

As famosas erveiras da feira serão as madrinhas de cada equipe e antes do início das provas vão promover um grande banho de cheiro, uma novidade nos Jogos. “É uma boa ideia, porque as ervas atraem coisas boas. O banho vai dar sorte para os atletas, então é muito importante essa iniciativa”, comemora Beth Cheirosinha, umas das mais antigas vendedoras do setor de ervas.
As inscrições estão sendo feitas na própria feira até a próxima sexta-feira. No sábado, a programação começa ás 8h, com o banho de cheiro, e se estende até às 17h com apresentação da banda Pop Show. Durante toda a manhã, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer também vai realizar o Brinca Belém, com uma programação toda voltada para os filhos dos trabalhadores do Ver-o- Peso, na Praça do estacionamento.

Aniversário

Uma alvorada de fogos vai abrir as comemorações pelos 387 anos do Ver-o-Peso, no amanhecer da quinta-feira, 27, seguida de um Culto Ecumênico. Na programação, a Secretaria Municipal de Economia vai oferecer um bolo de 5 metros de comprimento enfeitado com uma imagem da feira para os 1.100 trabalhadores do complexo.

“O Ver-o-Peso merece uma comemoração digna da grandiosidade que ele representa para nós da Secon, que acompanhamos de perto o dia a dia desses feirantes. Por isso, não posso deixar de parabenizar também a equipe da Secretaria Municipal de Economia que luta constantemente para oferecer condições melhores a esses trabalhadores”, declara o titular da Secon, Marco Aurélio Lima de Nascimento.

Além da Secon, a festividade do Ver-o-Peso terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará serviços à população; Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) com os tradicionais Jogos do Ver-o-Peso; Secretaria de Mobilidade Urbana (SeMob), que ordenará o trânsito durante as comemorações e a Guarda Municipal (GMB), com a segurança e apresentação da Banda.