02/02/2014 -

Mais de quinhentas pessoas se cadastraram para trabalhar nas obras do Projeto Viver Pratinha, que será construído pela Prefeitura de Belém no bairro da Pratinha II. Serão mil unidades habitacionais e a Secretaria Municipal de Economia, por meio do Portal do Trabalhador, recebeu os interessados em atuar na construção neste sábado, 01, na Escola Municipal Cordolina Fonteles, onde foram recebidos os documentos e coletadas informações para aproveitamento nas vagas disponibilizadas pelo consórcio construtor responsável pelo empreendimento.

As empresas Polieng e Fato Engenharia, responsáveis pela execução da obra, foram parceiras no recrutamento dos trabalhadores. De acordo com o secretário municipal de Economia, Marco Aurélio Lima do Nascimento a viabilização e intermediação de contratação de mão de obra de moradores da Pratinha II é uma orientação do prefeito de Belém. “Já que temos uma obra de grande porte prevista para o bairro, a orientação do prefeito é de que o Portal do Trabalhador não somente cadastre como também encaminhe os trabalhadores que tem algum tipo de ligação com o bairro e estiverem no perfil do consórcio responsável pela obra.”, explicou Marco Aurélio.

Atividades de pedreiro, encanador, eletricista, ferreiro armador, pintores, carpinteiros e ajudantes de obra são algumas das vagas a serem preenchidas. Uma delas é o desejo de seu Raimundo Corrêa, pedreiro de revestimento que desempregado há alguns meses. “Tenho cinquenta anos de idade e vinte anos no ramo da construção civil. Estou desempregado, e como moro no bairro torço para conseguir uma vaga na obra”, disse seu Raimundo.

O cadastramento de profissionais para seleção de trabalhadores é dirigido para homens e mulheres maiores de 18 anos. Gilvan dos Anjos, coordenador do Portal do Trabalhador, afirma que a parceria com empresas executoras de obras colabora diretamente com as metas do convênio da prefeitura com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “O Portal do Trabalhador tem como objetivo intermediar contratações, encaminhando o maior número de pessoas ao mercado de trabalho, orientando na formulação de currículos, emitindo carteira de trabalho digital, entre outros serviços”, explica o coordenador.

Os interessados em concorrer a uma vaga de emprego, podem procurar a sede administrativa do Portal do Trabalhador, localizada na Rua Gaspar Viana, n°754, esquina com Assis de Vasconcelos, no horário das 8h às 14h, para preencher de cadastros de emprego. O cadastramento também poderá ser feito pela internet, no endereço eletrônico maisemprego.mte.gov.br (sem o www), e clicar no campo TRABALHADOR.

Texto: Pauline Pegado – Ascom Secon
Foto: Secon